Diagnóstico de transmissão de doenças pela transfusão de sangue

Diagnóstico de transmissão de doenças pela transfusão de sangue

Nem as transfusões de sangue são livres de riscos, diversas doenças podem ser transmitidas pelas transfusões, as mais importantes são as Hepatites A, B, C e D, outras viroses, malária, sífilis, doença de Chagas, AIDS ou SIDA, entre outras.

Por isso, durante o processo de doação de sangue são importantes: a pré-triagem e a triagem clínica, para coletar o máximo de informação possível sobre o doador e após a doação é submetido à exames para garantir uma transfusão segura.

Apesar das medidas preventivas de segurança no processo de doação e transfusão de sangue, uma das etapas mais importantes é a realização de exames a partir do sangue doado. Esses exames são fundamentais para a segurança transfusional, protegendo tanto o doador quanto para o transfundido de qualquer eventualidade.

Quando as amostras de sangue apresentam resultado positivo para qualquer um dos exames, os hemocomponentes são devidamente descartados. Em caso de risco de disseminação da doença identificada, o hemocentro pode entrar em contato com as autoridades sanitárias. Profissionais especialistas em Hemoterapia e Terapia Celular estão aptos para trabalhar com a captação e triagem de candidatos a doação de sangue; e com o diagnóstico de doenças transmissíveis por transfusão de sangue.

ANTERIOR PRÓXIMA